2 de dezembro de 2010

SINE CERA

MATEUS 23.1-13

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando.
(Mt 23.13.)

Para em tua santa presença viver,
Ó, dá-me um sincero coração.
Que eu seja íntegro no pensar e proceder,
Sem deixar de amar primeiro a Deus e ao meu irmão.

Os escultores da Grécia e da Roma antigas recebiam encomendas de estátuas e estatuetas para serem colocadas nos jardins das mansões de seus donos. Esculpir era um árduo e meticuloso trabalho. Primeiramente se usava o cinzel com o martelo a fim de cortar a pedra de mármore e entalhar a figura desejada. Muitas vezes, ao esculpir extremidades delicadas, como um dedo, o nariz ou a orelha da estátua, podia acontecer uma fratura. Perdia-se então todo o serviço. Era preciso começar de novo.

Às vezes, quando isso acontecia, tomavam o pedaço quebrado e o colavam com cera na estátua, e poliam o mármore. Então entregavam a obra sem falar que estava colada com cera. Ao ser colocada no jardim, quando sob o forte calor do sol, acontecia de se derreter a cera e a “arte” feita então aparecia. O nariz da estátua ia para o chão.

Então começaram a negociar da seguinte forma: quando a obra era perfeita, seu valor era maior, e em seu pedestal o escultor colocava uma plaqueta de controle de qualidade. Ele escrevia: “Sine cera”. Aquela obra sine cera podia ser submetida ao mais forte calor que jamais se desprenderia dela qualquer parte. Estava perfeita, não havia cera alguma para tapar as falhas.

Ser hipócrita é ser ator. É “fingir” ser o que não é na verdade. É estar com o “nariz colado com cera”.

Ser íntegro é ser inteiro, é ser sincero, isto é, autêntico. É não ter de que se envergonhar. O Espírito de Deus nos capacita a sermos sinceros, pois o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado, e assim podemos viver uma vida nova. Vida limpa do passado. Uma vida na presença do Senhor.

Seja sine cera em todas as suas ações.

PAI, DÁ-ME UM CORAÇÃO SINCERO E PURO EM TUA PRESENÇA. QUE EU POSSA FAZER TODAS AS COISAS NA LUZ E ASSIM GLORIFICAR O TEU NOME EM MEU VIVER. AMÉM.