18 de dezembro de 2010

UM GESTO DE ORGULHO

ATOS 12.20-24


No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou. (At 12.23.)

Sonda-me, ó Deus, meu coração.
Prova e conhece os meus pensamentos,
Passa em revista os meus sentimentos,
E lava-me do que não é teu.
Todo o orgulho ou vaidade, que tolos são.
Mas tão sutis, sentimentos vãos,
Ó, rompe as cadeias, e desfaz as teias
De todo pecado, e também seu fardo.
Que limpo eu possa ser; para ti só vou viver.


Herodes, o Grande, deixou o reino para os três filhos: Arquelau, Felipe e Herodes

Antipas. Eram tão maus e prepotentes quanto o pai. Acontecera uma séria divergência entre os moradores de Tiro e Sidom e o tetrarca Herodes. Eles não queriam que a questão continuasse de pé, pois se abasteciam das terras do rei e precisavam de seus favores. Através de Blato, o camarista do rei, conseguiram uma audiência e pediram reconciliação.

Em um dia programado, Herodes se apresentou a eles, vestido ricamente para impressionar com a aparência. E, assentado no seu trono, falou ao povo de Tiro e

Sidom. Eles também queriam impressionar o rei e disseram: É voz de um deus, e não
de homem! Foi o bastante para inchar o ego do rei. Mas ele sabia que não há outro
deus além do Deus de Israel, e não deu glórias ao Senhor. Então foi ferido pelo anjo
do Senhor e morreu comido de vermes. Uma morte vexatória para tanto orgulho.

A Bíblia nos fala que antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade (Pv 18.12). A gente sempre ganha sendo humilde. Toda a glória pertence ao Senhor. Só ele é digno de receber tributo e louvor. Tudo o que fazemos e
bom e de valor aqui na terra é pela misericórdia do Senhor e por seus méritos.


Então tenha atitudes de humildade, sabendo que o orgulho é duramente punido… Devemos aprender com Jesus, pois ele é manso e humilde de coração; e nele acharemos descanso para a nossa alma.


PAI, DÁ-ME UM CORAÇÃO HUMILDE E BONDOSO. QUE EU POSSA VER QUE SOMENTE TU ÉS DIGNO DE GLÓRIA, DE HONRA E DE LOUVOR. LIVRA-ME DE TODO ORGULHO E VAIDADE; FAZ-ME COMO O MEU MESTRE, JESUS. AMÉM